Sabe a memória que todos temos da mãe, ou avó, colocando o feijão de molho para cozinhá-lo no dia seguinte? É um exemplo da Técnica de Remolho de Leguminosas. Vamos entender mais sobre e aprender corretamente como fazer?
Importância do Remolho
O Remolho de Leguminosas possui grande importância e diversos benefícios. Sendo eles:
Diminuição do tempo de cozimento dos grãos, tornando as preparações mais fáceis e rápidas;
Ajuda na absorção dos nutrientes, como ferro e zinco, porque diminui os chamados "Fatores Anti-Nutricionais". Ocorre que essas substâncias não deixam que alguns minerais sejam absorvidos pelo nosso corpo, como por exemplo, os fitatos e polifenóis que reduzem a absorção de zinco, magnésio e ferro;
Melhora na digestibilidade das leguminosas. Muitas pessoas sentem desconforto abdominal ou flatulências quando consomem essa classe de alimentos, o remolho auxilia na eliminação de gases presentes nos grãos, melhorando essa situação;
Realce no sabor das leguminosas e maior maciez.
Agora que você sabe os diversos benefícios da prática de deixar as leguminosas de molho, vamos aprender como fazer em cinco passos?
Coloque as leguminosas (feijão, grão de bico, soja, lentilha, etc) em uma peneira e lave em água corrente;
Transfira os grãos limpos para um recipiente e cubra com água. É importante que todos os grãos estejam cobertos;
Cubra o recipiente e deixe descansar por 8 a 12 horas;
Se possível, troque a água pelo menos uma vez nesse tempo;
Passado o tempo, enxague bem os grão e é só colocar o grão na panela para o cozimento e aproveitar todos os benefícios já listados a cima.
Lembre-se: a água do remolho não deve ser reutilizada!
Ah, e se você cozinhou leguminosas mais do que ia usar no dia, é só congelar! Quer aprender como fazer isso corretamente? Confira nosso post sobre Técnicas de Congelamento: clicando aqui.
Referências:
https://cuidai.com.br/remolho-das-leguminosas/