O Manual de Boas Práticas é um documento de extrema importância e fundamental para o funcionamento higiênico-sanitário de um estabelecimento alimentício. Hoje vamos aprender mais sobre a importância e uso desse documento!
Como dito anteriormente, o Manual de Boas Práticas é um documento que descreve as operações realizadas pelo estabelecimento, incluindo os requisitos higiênico-sanitários do local, a manutenção e higienização das instalações, dos equipamentos e dos utensílios, o controle da água de abastecimento, controle integrado de vetores e pragas urbanas, a capacitação profissional, o controle da higiene e saúde os manipuladores, o manejo de resíduos e o controle e garantia do alimento preparado.
O que diz a RDC 216/2004?
A RDC 216/2004 foi criada mediante a necessidade, percebida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), de criar normas que garantissem que todos os estabelecimentos seguissem um padrão básico de boas práticas de higiene. Portanto, surge assim o Manual de Boas Práticas, de cumprimento obrigatório, que tem o intuito de orientar os profissionais do ramo alimentício desde a escolha da matéria-prima até a venda, entrega dos alimentos ao consumidor final e higiene dos meios de produção.
O Manual é obrigatório para todos os estabelecimentos que produzem ou manipulam alimentos. Ou seja, um grande restaurante e uma pequena lanchonete do bairro devem possuir, entender e utilizar o seu próprio Manual de Boas Práticas.
É importante ressaltar que apesar de todos os manuais possuírem informações sobre os mesmos assuntos, eles são individuais e únicos para cada estabelecimento, visto que, cada um possui suas particularidades de segmento, estrutura do espaço, equipamentos, funcionamento e afins.
O Manual de Boas Práticas deve ser referência dentro do estabelecimento e sempre estar disponível para consulta de todos os funcionários. Além disso, em caso de visita da Vigilância Sanitária, é esse documento que o responsável pelo lugar deve apresentar aos agentes da fiscalização.
O Nosso Serviço de Treinamento de Funcionários
O Treinamento de Funcionários da Nutrirp fornece suporte aos funcionários do seu estabelecimento através de conhecimentos teórico-práticos que irão capacitar e desenvolver habilidades e atitudes apropriadas no ambiente de trabalho específico na área de alimentos. Para tanto, o treinamento oferecido pela nossa empresa possui embasamentos técnico-científicos, segue os padrões estabelecidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, bem como, todas as legislações vigentes. Tudo para assegurar que o seu negócio esteja dentro das conformidades e não cause nenhuma situação constrangedora com sua clientela.
Além disso, caso seja do seu interesse elaborar um Manual de Boas Práticas para o seu estabelecimento, a Nutrirp possui serviços compartilhados com outras Empresas Júniores, portanto, o combo Treinamento de Funcionários + Manual de Boas Práticas está garantido. Contate-nos!
O diferencial Nutrirp
A Nutrirp é uma Empresa Júnior (EJ), ou seja, associação civil sem fins lucrativos, formada e gerida por alunos do curso de Nutrição e Metabolismo da USP Ribeirão Preto. Nós contribuímos ativamente para o desenvolvimento da sociedade na qual estamos inseridos, oferecendo serviços, supervisionados pelos professores da USP, de baixo custo e alta qualidade.
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Referências:
RDC nº 216 – ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária http://www.educacao.sp.gov.br/cise/wp-content/uploads/2014/11/Manual-Boas-Praticas-SEE-2010.pdf
Conteúdo de alta relevância !!! Parabéns
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Manual de Boas Práticas de Manipulação de Alimentos - Nutri Mix (nutrimixassessoria.com.br)