Nesse post, iremos explicar tudo o que você precisa saber sobre a contaminação cruzada e como evitar.
O que é?
A contaminação cruzada ocorre quando alguma substância (física, química ou biológica) prejudicial à saúde é transferida para os alimentos, geralmente por manipuladores, vetores, superfícies, utensílios e até outros alimentos, podendo ocorrer de forma acidental, direta ou indiretamente. É a principal fonte de contaminação em uma cozinha, mas pode ser evitada.
Como evitar?
Faça corretamente sua higiene pessoal antes, durante e após a manipulação dos alimentos;
Separe os tipos de alimentos (carnes vermelhas, aves, peixes, vegetais, etc);
Utilize diferentes equipamentos e utensílios (como facas ou tábuas de corte) para cada tipo de alimento, alimentos crus, semi-preparados e prontos para o consumo;
Higienize as superfícies, equipamentos e utensílios utilizados antes e após a manipulação dos alimentos;
Higienize corretamente os alimentos crus;
Guarde os alimentos em embalagens ou recipientes fechados, para que não haja contato entre eles;
Para atender os portadores de doença celíaca, disponha de um espaço próprio para o preparo de suas refeições, com utensílios exclusivos para manipular os alimentos que não podem ter contato com glúten. E mantenha todos os alimentos isentos de glúten distantes dos alimentos que o possuem. DICA: Caso não seja possível um local próprio para isso, prepare suas refeições antes que as outras, em um local previamente limpo e sempre utilizando os utensílios e alimentos próprios para esse fim.
Tem um estabelecimento alimentício e precisa de ajuda?
Nosso treinamento de funcionários é totalmente estruturado dentro das normas de vigilância sanitária, para garantir a segurança alimentar no seu estabelecimento alimentício. Ensinamos aos funcionários de seu restaurante as diretrizes e práticas corretas para a manipulação e preparação de alimentos na cozinha. Sendo assim, garantimos a qualidade, segurança do seu negócio.
Como podemos ajudar? Entre em contato conosco! Entre em contato: clique aqui Mais sobre nosso serviço de treinamento de funcionários: clique aqui Mais sobre a Nutrirp: clique aqui Referências: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/